A violência contra a mulher é caracterizada pela opressão de gênero e pelas relações de poder exercidas pelos homens sobre as mulheres, independentemente da faixa etária, classe social ou etnia. A Constituição de 1988 estabeleceu a plena igualdade jurídica entre homens e mulheres no Brasil. A Lei Maria da Penha surgiu como um marco na proteção às mulheres.
Para combater a violência contra a mulher, é necessário implementar diversos mecanismos, como conscientização, incentivo à liderança feminina, apoio institucional e qualificação profissional. O presente projeto de extensão visou conscientizar o público sobre a violência contra a mulher e oferecer alternativas para sair do ciclo de violência por meio da elaboração de criar material informativo para orientar as mulheres que frequentam a instituição Casa Azul.
Foram propostos no âmbito do projeto, além dos programas de ajuda ofertados pela Casa Azul, também aqueles encontrados na Casa da Mulher Brasileira, no Projeto Mão na Massa e no Programa Prospera, que auxiliam as mulheres a saírem do ciclo de violência e obterem qualificação profissional.
Projeto e relatório final: Combate à Violência contra a Mulher – projeto e relatório final
Folder:
Recibo de entrega das cartilhas na instituição Casa Azul Felipe Augusto: