Justiça Comunitária à luz da Defensoria Pública

Iara da Silva Sales

Curso(s):

Instituição Parceira/Conveniada: Defensoria Pública do DF

O grupo se propõe a investigar o conceito de Justiça Comunitária visando aprofundar o entendimento sobre o sistema de resolução de conflitos que tem orientado as abordagens de resolução de disputas em comunidades locais, muitas vezes em paralelo aos sistemas judiciais convencionais. Ao reconhecer a existência de alternativas além dos tribunais e das leis estatais estabelecidas, o grupo busca examinar de forma ativa a participação dos membros da comunidade na resolução de disputas e na promoção da coesão social. Analisaremos essa alternativa em complemento ao sistema judicial tradicional, destacada  pela ênfase na participação comunitária, nos valores culturais e na restauração das relações sociais.

01/03 –  Introdução da Matéria.  05/04 – Aula de Mediação e Conciliação.

Desenvolvimento do projeto, decisão do produto do projeto, definido questionário eletrônico como forma de obter dados expressos sobre o senso comum de Justiça comunitária

03/05 – Aula de Simulado e análise dos dados que obtivemos com o questionário. 5/06 – Entrevista com o analista da defensoria, do NAJ Itinerante.
08/03 –

Palestra magna e finalização da Introdução da Matéria.

15/03 –

Descrição do tema em desenvolvimento.

19/04 – O grupo se juntou via reunião Google Meets para tratar de pendências. 16/05 – Elaboração de um questionário sobre Justiça Comunitária.

Visita presencial ao evento da Defensoria Pública no Parque da Cidade.

14/6 – Finalização do projeto

Conclusão

A justiça comunitária é um modelo de resolução de conflitos baseado na participação ativa da comunidade. Sua fundamentação está enraizada na cultura e nos valores locais, promovendo a inclusão e a responsabilização dos membros da comunidade. Ao contrário do sistema legal formal, a justiça comunitária prioriza a restauração das relações e a reconciliação entre as partes envolvidas. Este modelo busca resolver questões de forma mais ágil e acessível, sem a necessidade de intervenção de autoridades externas.

Através do diálogo e da mediação, os conflitos são abordados de maneira holística, considerando não apenas as questões legais, mas também as necessidades emocionais e sociais das partes. A justiça comunitária promove a autonomia e a responsabilidade dos indivíduos, fortalecendo os laços sociais e contribuindo para a construção de comunidades mais coesas e resilientes. A relevância sobre Justiça comunitária oferece uma abordagem alternativa e complementar à resolução de conflitos, baseada na participação da comunidade, valores culturais e ênfase na restauração das relações sociais. Ao reconhecer e fortalecer os recursos dentro das próprias comunidades, a justiça comunitária busca promover a paz, a justiça e o bem-estar social em nível local.