A LGPD e o novo direito à proteção de dados

Autor(es): Larissa de Souza Carvalho

Matheus Sousa dos Santos

Antônio Justino Vieira Vasconcelos

Ciloene Costa Lima

Situação: Em Andamento AN

Data de Início: 24/03/2023

Curso(s): / /

Instituição Parceira/Conveniada: Comissão de LGPD da OAB/DF, Subseção Águas Claras

O projeto de extensão teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a LGPD e seus impactos nos Direitos Humanos. Para isso, foi realizado um podcast com a Presidente da Comissão de LGPD da OAB/DF – Subseção Águas Claras e Professora da UniProcessus Ana Caroline, abordando temas relacionados à LGPD, que é uma lei que busca proteger os direitos dos titulares de dados pessoais, garantindo um tratamento justo, transparente e seguro das informações. Além do podcast, o grupo também realizou uma apresentação na escola CEM 04 de Ceilândia, compartilhando conceitos sobre a lei e o conteúdo do podcast, juntamente com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para complementar, o grupo entregou um folder contendo perguntas e respostas sobre a LGPD. O objetivo do projeto consistiu em fornecer esclarecimentos no sentido de que as pessoas tenham mais controle sobre suas informações pessoais e que as empresas sejam mais transparentes no uso e tratamento de dados. Estima-se que cerca de 70 pessoas tenham sido beneficiadas com o projeto, incluindo alunos do ensino médio e outros que tiveram acesso ao material divulgado. O podcast, realizado com a Professora Ana Oliveira, presidente da Comissão LGPD de Águas Claras, foi divulgado entre colegas, familiares e nas redes sociais, inclusive no canal YouTube da UniProcessus.

Projeto inicial: Projeto inicial – LGPD

Gravação de podcast no estúdio da UniProcessus com a Presidente da Comissão de LGPD da OAB/DF, Subseção Águas Claras), no dia 3 de junho de 2023:

Link do podcast disponibilizado no YouTube: https://youtu.be/q_0Xb_KcPj8

Distribuição de folder e palestra realizada no dia 13/06/2023 na escola CEM 04 de Ceilândia:

Folder: Folder – LGPD

Relatório final: LGPD e o novo direito fundamento à proteção de dados – Relatório final