O projeto de extensão “Adojuris – A Adoção sob um Aspecto Jurídico” tem como objetivo esclarecer à comunidade o procedimento adequado para adoção de crianças, visando desestimular a adoção ilegal “à brasileira”. A adoção legal busca garantir os direitos das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes uma família substituta para seu desenvolvimento.
O projeto realizou pesquisas em abrigos, como o Larzinho Chico Xavier, para compreender o cotidiano dos menores e divulgou informações sobre o processo de adoção no perfil do Instagram “Adojuriss”.
A justificativa do projeto é combater os tabus em torno da adoção, esclarecer o procedimento e conscientizar sobre outras formas de acolhimento.
Os objetivos incluem divulgar a adoção como direito humano, formular informações sobre adoção, ajudar a comunidade e estimular o cadastro de interessados em adotar.
Os resultados esperados são o aumento de interessados na adoção e a quebra de paradigmas em relação a esse tema. O projeto buscou desmistificar a adoção e mostrar sua importância como acesso ao direito de convivência familiar.
Os recursos financeiros utilizados incluíram a fabricação de ovos de Páscoa e o uso de um aplicativo de design. O projeto alcançou cerca de 102 beneficiários apenas considerando os seguidores do perfil do Instagram, mas suas divulgações atingiram também outros usuários da rede social.
Projeto inicial: Projeto Inicial – Adojuris
Cartilha: CARTILHA ADOJURIS
Live para o lançamento da cartilha: https://www.instagram.com/tv/Ct2ewPaBKmI/?igshid=Y2IzZGU1MTFhOQ==
Live com a participação da advogada Dra. Laura Freitas:
Relatório final: RELATORIO FINAL – ADOJURIS
Perfil do ADOJURIS no Instagram: https://instagram.com/adojuriss?igshid=Y2IzZGU1MTFhOQ==