Cartilha – A Importância do Rapport

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Registros:

LINK PARA O PROJETO:

LINK PARA O RELATÓRIO FINAL: além do relatório, o documento contem um anexo com registros fotográficos e com o material produzido pelo grupo.

Observações pertinentes a execução das atividades durante o semestre:

Os alunos desenvolveram um capítulo abordando o tema “A importância do Rapport”. Esse material compôs o produto final do projeto entregue, qual seja, “O Poder da Mediação no Ambiente Escolar”.

Ademais, os alunos desenvolveram uma apresentação educativa para levar até as escolas públicas e centros de acolhida com a finalidade de mostrar ao público alvo as consequências dos conflitos escolares (cíveis e penais para os alunos e seus responsáveis), bem como a possibilidade de resolução desses conflitos fazendo uso das técnicas de rapport e negociação que perfazem o instituto da mediação.

Os discentes utilizaram recursos de áudio e vídeo para levar ao público alvo as informações de maneira lúdica e com linguagem acessível. Ao fim das palestras, os membros da comunidade receberam folders com informações importantes acerca do uso das técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) e Mediação. Houve interação com a comunidade através de um quiz que abordou questões relativas aos temas Comunicação Não violenta e Mediação Escolar, com distribuição de brindes.

Aula 1 – Divisão dos grupos; separação dos temas; análise de formas de atuação na comunidade.

Aula 2 – Análise da bibliografia adequada para elaboração de cartilha. A cartilha será distribuída em escolas com a finalidade de orientar a comunidade escolar sobre as formas de prevenção e gestão de conflitos escolares.

Aula 3 – Elaboração de material didático (cartilha) para posterior divulgação na comunidade escolar.

Aula 4 – Acompanhamento pela professora da correções textuais do material elaborado pelos alunos.

Aula 5 – Roda de conversas abordando os temas – o que é conflito?; comunicação não violenta; espiral do conflito; técnicas de rapport; conflitos escolares; mediação escolar.

Aula 6 – Apresentação de propostas para atendimento a comunidade – Cada grupo apresentou sua carta de intenções sobre o que será levado à comunidade escolar.

Aula 7 – Prazo final para entrega do material didático (Cartilha) elaborado por cada grupo.

Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.

Aula 10 – Atividade de campo. Entrevistas com líderes escolares e com conselheiros tutelares para verificar qual a maior demanda da comunidade. Após a entrevista, será traçada uma estratégia específica para o atendimento da comunidade local

Aula 11 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.

Aula 12 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.

Aula 13 – Gravação de PodCast com conselheira tutelar.

Aula 14 – Gravação de PodCast com psicopedagoga.

Aula 15 –  Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.

Aula 16 –  Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.

Aula 17  e 18 – Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.

Aula 19 e 20 – Roda de conversa sobre a experiência que os alunos tiveram no atendimento à comunidade.