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Comunicação Não Violenta no Combate ao Cyberbullying (matutino)

Autor(es): Nilva Márcia Araújo Cavalcante

Luiz Gustavo P. Araújo

Fernanda Botelho de Arruda

Geovana Oliveira Amaral

Flávio Roberto Silva de Carvalho

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 21/3/25

Data de Fim: 30/7/24

Curso(s):

Coordenador(es): Adalberto Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Paulo Gustavo Barbosa Caldas

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Instituição Parceira/Conveniada: Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Registros:

  1. Objeto Principal (Tema: O uso da Comunicação Não Violenta no Combate ao Bullying – Cyberbullying)

Promover a empatia, o respeito e a compreensão mútua no âmbito social, combatendo a violência digital – cyberbullying.

Link para o material do grupo:

https://www.instagram.com/cnvnocombateaocyberbullying?igsh=bmhnZ2c2NW8wenhn

  1. Identificação dos Alunos

 

N. Nome Completo Matrícula
1 Luiz Gustavo P. Araújo 2310010000127
2 Nilva Márcia Araújo Cavalcante 2310010000121
3 Fernanda Botelho de Arruda 1910010000140
4 João Pedro Fernandes Pimenta 2310010000085
5 Geovana Oliveira Amaral  2310010000069
6 Flávio Roberto Silva de Carvalho 1920010000053

 

  1. Justificativa

O projeto consiste em abordar o cyberbullying, que representa uma forma de violência digital e está se tornando cada vez mais comum, além de afetar muitas pessoas, especialmente, jovens, em redes sociais e em outros espaços online.  Visa aumentar proporcionalmente conversas ao invés de violências no meio social. 

  1. Objetivos

Elaborar uma página na rede social instagram voltada à comunidade escolar com orientações práticas sobre como identificar, prevenir e resolver situações de cyberbullying, utilizando métodos adequados de solução de conflitos (MASC), como a mediação e o diálogo restaurativo, com foco na promoção de uma cultura digital segura e respeitosa.

  1. Metodologia

Será adotada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, apropriada para compreender as relações sociais no ambiente digital e os efeitos do cyberbullying sobre os envolvidos. Essa abordagem permite identificar percepções, comportamentos e estratégias efetivas de enfrentamento e resolução pacífica de conflitos virtuais.

Análise de conteúdo: organização dos dados coletados em categorias como:

 

  • Tipos de cyberbullying (exposição, perseguição, ofensas, exclusão virtual etc.)
  • Plataformas mais utilizadas
  • Consequências psicológicas relatadas
  • Efetividade das medidas adotadas
  • Receptividade às práticas de mediação e justiça restaurativa
  • Identificação de boas práticas: levantamento de estratégias eficazes de prevenção, acolhimento e resolução de conflitos digitais, com foco no empoderamento dos estudantes e no uso de ferramentas pedagógicas.

A partir dos dados analisados, será elaborada uma página no instagram e a realização de uma entrevista com um  agente que atua na área de crimes cibernéticos, contendo:

  • O que é cyberbullying e como ele acontece
  • Principais plataformas onde ocorrem os ataques
  • Direitos e deveres dos jovens na internet
  • Consequências legais e emocionais
  • Métodos adequados para lidar com o problema (mediação, escuta ativa, práticas restaurativas)
  • Canais de denúncia e apoio (incluindo ferramentas digitais)
  • Dicas práticas de segurança digital e uso ético da internet

O Instagram que criaremos, contendo postagens relacionadas ao tema. Ela servirá como uma ferramenta educativa e preventiva, promovendo uma cultura digital de respeito, empatia e convivência pacífica.

  1. Produtos esperados

Criação de página educativa na rede social Instagram cujo conteúdo abordará as práticas mais comuns de Cyberbullying e os meios de combatê-lo com o uso da comunicação não violenta. Abordando a diferença entre Bullying e Cyberbullying e trazendo suas consequências no cotidiano das sociedade. E como as instituições escolares e as famílias podem auxiliar na prevenção dessa violência digital.

Realização de uma entrevista documentada com um agente/delegado que atua na área estudada.

Página no Instagram instruindo a sociedade sobre o tema abordado. 

  1. Operacionalização

A principal ideia é criar uma página no Instagram objetivando conscientizar a população sobre o assunto, trazendo informações acerca do Cyberbullying e como combatê-lo utilizando como principal ferramenta o uso da comunicação não violenta.

 

  • Instituições Parceiras/Conveniadas: (Nome das instituições envolvidas)
PCDF-DERCC.

Entrevista realizada em 27/05/25 com agente Marlos Vinícius Barbosa do Valle sobre cyberbullying.

  • Endereço e Contato: (Localização e meios de comunicação)
Microsoft Teams
  • Data de Início: (Previsão de início do projeto)
28/02/2025
  • Data de Fim: (Previsão de conclusão do projeto)
20/06/2025

 

  1. Cronograma

1º Bimestre

Dias Fev Mar Abr
1 “Aula sobre a teoria do conflito, incluindo a realização de um jogo para promover a compreensão do tema “Competição x Cooperação”. Apresentação em sala de todos os grupos com base nos temas disponíveis.
2 Continuação sobre a Teoria dos jogos e a realização de uma discussão de um caso simulado – O pedreiro. Preenchimento dos projetos dos grupos.
3 Explicações sobre o plano de ensino, introdução, programa e avaliação. Questionário sobre métodos adequados e soluções de conflitos em sala. Encontro dos participantes do grupo para debater o que poderia ser realizado do projeto.
4 Explicação aprofundada sobre o conteúdo que iremos abordar no projeto. Apresentação de um quadro comparativo, em formato de planilha e com texto explicativo, entre os manuais localizados. Semana de provas.

 

2º Bimestre

Dias Mai Jun Jul
1 Semana de provas. Produção da cartilha e posts para a página do Instagram. Semana de provas.
2 Desenvolvimento dos projetos com descrição detalhada dos objetivos, produtos e cronogramas. Últimos ajustes no projeto e apresentação final para o professor. Lançamento e revisão das notas.
3 Aprofundamento do conteúdo do tema e esclarecimento de dúvidas com o professor. Entrega dos projetos finais. Encerramento do semestre.
4 Encontro do grupo para divisão de tarefas do projeto e discussão sobre o tema. Semana de provas.

 

  1. Bibliografia de Apoio
  • Lei nº 13.185/2015 – Programa de Combate à Intimidação Sistemática
  • Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014)
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018)
  • Comunicação Não Violenta, por Marshall B. Rosenberg
  1. Links de Apoio

https://www.melhorescola.com.br/artigos/cyberbullyng-o-que-e-e-como-combater#:~:text=1%20%2D%20Privacidade:%20Evitar%20compartilhar%20informa%C3%A7%C3%B5es,qualquer%20caso%20de%20viol%C3%AAncia%20digital

https://fia.com.br/blog/comunicacao-nao-violenta/#:~:text=O%20termo%20%E2%80%9Ccomunica%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20violenta,por%20volta%20dos%20anos%201960.

 

  1. Relatório Final

 

  1. Resumo detalhado das atividades realizadas

 

O projeto teve como objetivo principal promover a consciência e a prevenção do cyberbullying utilizando o meio digital como ferramenta de multiplicação da informação. 

 

As atividades realizadas abrangeram as seguintes etapas:

 

Pesquisa e coleta de dados: Realizou-se um levantamento qualitativo, utilizando buscas na internet e entrevistas com um agente especializado em crimes cibernéticos. O foco foi identificar como o cyberbullying ocorre, suas consequências e estratégias de enfrentamento.

Criação de página no Instagram: Foi criada uma página na rede social Instagram destinada à divulgação de postagens contínuas com orientações, dicas e reflexões sobre o tema, visando atingir a comunidade escolar e a sociedade em geral.

Percepção a partir dos dados analisados:

o O que é o cyberbullying, suas principais ocorrências e plataformas;

o Diferença entre bullying e cyberbullying;

o Consequências emocionais e legais;

o Direitos e deveres dos jovens na internet;

o Métodos adequados de resolução (mediação, escuta ativa, práticas restaurativas);

o Canais de denúncia e dicas práticas de segurança.

 

–  Entrevista com especialista

Foi realizada e documentada uma entrevista com um delegado/agente atuante em crimes cibernéticos, trazendo uma visão prática sobre as ocorrências e a importância da denúncia.

 

  1. Resultados Obtidos

– Aumento da conscientização: Os conteúdos publicados causaram maior mobilização dentro da comunidade escolar, e comunidade em geral. 

 

– Engajamento nas redes sociais: A página do Instagram atraiu seguidores e gerou feedbacks positivos quanto a importância do conteúdo abordado. 

 

– Acesso a informações e canais de denúncia

O projeto facilitou a informação sobre direitos, orientações legais e formas seguras de buscar ajuda, inclusive estimulando que pais estejam atentos às mudanças comportamentais dos filhos.

 

  1. Dificuldades encontradas

 

Resistência à denúncia

Notou-se que muitos adolescentes sentem medo ou vergonha de denunciar o cyberbullying, optando pelo isolamento. A maioria das denúncias efetivadas parte dos responsáveis.

 

  1. Soluções adotadas:

 Promoção da escuta ativa: Foram realizados encontros virtuais e presenciais entre o grupo a fim de esclarecer dúvidas, fortalecendo o conhecimento da equipe do projeto.

–  Aprimoramento do material: As postagens foram revisadas para incluir linguagem acessível ao público geral.

  Parceria com especialistas e autoridades: A entrevista com o agente especializado trouxe maior credibilidade ao conteúdo e esclareceu o funcionamento dos canais de denúncia.

 

Considerações Finais

O cyberbullying é uma prática da intimidação, da  humilhação, da exposição vexatória, da perseguição, da calúnia no ambiente virtual, como redes sociais, plataformas digitais.

Foi observado que a maior incidência de casos de cyberbullying ocorre na fase da adolescência, no entanto há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.

O combate ao cyberbullying é um esforço conjunto que depende do engajamento de toda a sociedade. O projeto demonstrou que iniciativas educativas e acolhedoras são fundamentais para empoderar jovens e famílias, tornando o ambiente digital mais saudável e respeitoso para todos. Recomenda-se a continuidade, atualização constante dos conteúdos além da  multiplicação.

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