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Comunicação Não Violenta no Combate ao Cyberbullying (matutino)

Autor(es): Nilva Márcia Araújo Cavalcante

Nilva Márcia Araújo Cavalcante

Fernanda Botelho de Arruda

Geovana Oliveira Amaral

Situação: Em Andamento AN

Data de Início: 21/3/25

Curso(s):

Coordenador(es): Adalberto Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Paulo Gustavo Barbosa Caldas

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Instituição Parceira/Conveniada: Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Registros:

  1. Justificativa

Explique a motivação do projeto, destacando o problema que busca resolver ou a oportunidade que deseja explorar.

  • O projeto consiste em abordar o cyberbullying, que representa uma forma de violência digital e está se tornando cada vez mais comum e afeta muitas pessoas, especialmente, jovens, nas redes sociais e em outros espaços online.  Visa aumentar proporcionalmente conversas ao invés de violências no meio social. 

 

  1. Objetivos
  • Elaborar e aplicar uma cartilha educativa voltada à comunidade escolar e/ou criar uma página no instagram com orientações práticas sobre como identificar, prevenir e resolver situações de cyberbullying, utilizando métodos adequados de solução de conflitos (MASC), como a mediação e o diálogo restaurativo, com foco na promoção de uma cultura digital segura e respeitosa.

 

  1. Metodologia

Será adotada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, apropriada para compreender as relações sociais no ambiente digital e os efeitos do cyberbullying sobre os envolvidos. Essa abordagem permite identificar percepções, comportamentos e estratégias efetivas de enfrentamento e resolução pacífica de conflitos virtuais.

 

  • Revisão bibliográfica e documental, com levantamento de: 
    • Lei nº 13.185/2015 – Programa de Combate à Intimidação Sistemática 
    • Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) 
    • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 
    • Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018)

 

 

 

  • Análise de conteúdo: organização dos dados coletados em categorias como: 
    • Tipos de cyberbullying (exposição, perseguição, ofensas, exclusão virtual etc.) 
    • Plataformas mais utilizadas 
    • Consequências psicológicas relatadas 
    • Efetividade das medidas adotadas 
    • Receptividade às práticas de mediação e justiça restaurativa 
  • Identificação de boas práticas: levantamento de estratégias eficazes de prevenção, acolhimento e resolução de conflitos digitais, com foco no empoderamento dos estudantes e no uso de ferramentas pedagógicas. 

 

A partir dos dados analisados, será elaborada uma cartilha educativa com linguagem acessível e visual atrativo, contendo:

  • O que é cyberbullying e como ele acontece 
  • Principais plataformas onde ocorrem os ataques 
  • Direitos e deveres dos jovens na internet 
  • Consequências legais e emocionais 
  • Métodos adequados para lidar com o problema (mediação, escuta ativa, práticas restaurativas) 
  • Canais de denúncia e apoio (incluindo ferramentas digitais) 
  • Dicas práticas de segurança digital e uso ético da internet 

A cartilha será divulgada em escolas, redes sociais e eventos comunitários, e servirá como ferramenta educativa e preventiva, promovendo uma cultura digital de respeito, empatia e convivência pacífica.

 

  1. Produtos esperados

Orientação: Defina os resultados finais do projeto. Podem incluir cartilhas, manuais, vídeos, podcasts, ou apresentações públicas.

Exemplo: “Produção de uma cartilha digital sobre os benefícios da mediação familiar, distribuída em comunidades carentes e disponível online para acesso público.”

Outros exemplos: cartilhas, manuais, entrevistas, podcasts, publicações em redes sociais

  • Será confeccionada cartilha com as práticas mais comuns de Cyberbullying e os meios de combatê-lo. Abordando a diferença entre Bullying e Cyberbullying e trazendo suas consequências no cotidiano das sociedade. E como as instituições escolares e as famílias podem auxiliar na prevenção dessa violência digital, por meio de uma abordagem de comunicação  mais compassiva e empática. 

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