< Voltar para a pesquisa

Conflitos intergeracionais no ambiente de trabalho (matutino)

Autor(es): Stefany Eduarda Álvares Vieira

Carolaine Fernandes de Andrade

Julia Alves Morais

Nicholas Santos Lima

Rafaela Magalhães dos Santos

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 17/2/25

Data de Fim: 30/7/24

Curso(s):

Coordenador(es): Adalberto Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Paulo Gustavo Barbosa Caldas

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Registros:

  1. Objeto Principal (Conflitos intergeracionais no ambiente de trabalho)

Abordar causas de conflitos internos no ambiente de trabalho motivado pela diferença de geração presente.

Link para o material de divulgação produzido pelo grupo:

https://www.instagram.com/conflitodegeracoes_?igsh=b3J6dnhzb3A3NHp2

Link da cartilha:

https://heyzine.com/flip-book/ef7766b706.html

  1. Identificação dos Alunos

 

N. Nome Completo Matrícula
1 Rafaela Magalhães dos Santos 2418130000002
2 Nicholas Santos Lima 2518130000007
3 Ronaldo Ramos dos Santos 2310010000002
4 Julia Alves Morais 2418130000015
5 Carolaine Fernandes de Andrade  2410010000057
6 Stefany Eduarda Álvares Vieira 2410010000082

 

  1. Justificativa

A motivação inicial do projeto se deu pelo fator de estarmos vendo frequentemente um aumento de pedidos de demissões motivados pela falta de adaptação entre as gerações.

  1. Objetivos

Entender a causa do conflito entre gerações e promover formas de resolução e conscientização. 

  1. Metodologia

Para alcançarmos tal objetivo iremos fazer pesquisa de campo, reunir dados estatísticos e entrevistar individuos diretamente ligados a causa.

  1. Produtos esperados

Produção de dados estatísticos transformados em cartilha digital que aborde o cenário atual dos conflitos intergeracionais e meios práticos de solução.

  1. Operacionalização

Informe as instituições envolvidas no projeto, seus endereços e contatos, bem como as datas previstas para o início e término das atividades.

 

  • Instituições Parceiras/Conveniadas: (Nome das instituições envolvidas)
  • Endereço e Contato: (Localização e meios de comunicação)
  • Data de Início: (Previsão de início do projeto)
11/04/2025
  • Data de Fim: (Previsão de conclusão do projeto)
20/06/2025

 

  1. Cronograma

Organize as atividades do projeto distribuídas ao longo dos meses. Cada mês conta com quatro linhas para detalhar tarefas específicas.

1º Bimestre

Dias Fev Mar Abr
1 21/02 – Aula (Plano de Ensino e Introdução) 07/03 – Teoria do Conflito 04/04 – Atividade Externa
2 28/02 – Pitch MASC 14/03 – Teoria dos Jogos 11/04 – Preenchimento dos projetos
3 21/03 – Questionário sobre MASC 25/04 – reunião em grupo
4 28/03 – Mediação 26/04 – realizando entrevistas com profissionais de RH e entre as gerações mais velhas e gerações mais novas 

 

2º Bimestre

Dias Mai Jun Jul
1 Início do planejamento  Elaboração de material informativo e conteúdo para redes sociais Semana de provas
2 20/05 montagem do Instagram para publicar posts e entrevistas sobre o tema de conflitos intergeracionais no mercado de trabalho  Ajustes finais no projeto e apresentação final para o professor no dia 13 junho  Lançamento e revisão das notas 
3 23/5 – atividade externa Submissão final do projeto  Encerramento do semestre 
4 30/5 – Entrega do esqueleto do projeto para avaliação Semana de provas

 

  1. Bibliografia de Apoio

Conflitos Intergeracionais – 2017- Marcelo kokke

https://projecaociencia.com.br/index.php/Projecao1/article/view/1771

https://evacard.com.br/blog/conflito-entre-geracoes-trabalho/

  1. Links de Apoio

https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/1b81ced7-4d51-4580-9ce8-9880ecdd1fff/content

https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20877/13915uw

https://youtu.be/Ki83s3wd-II?si=452KG8Mo0MSSEaI2

https://veja.abril.com.br/comportamento/choque-de-geracoes-marca-a-chegada-dos-mais-jovens-ao-mercado-de-trabalho/

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/acic/noticia/2022/09/30/conflito-de-geracoes-entenda-o-comportamento-de-cada-uma-delas.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/lidar-com-a-geracao-z-e-desafio-para-68-do-mercado-de-trabalho-aponta-relatorio/#goog_rewarded

https://blog.spvale.com.br/gestao-de-conflitos-intergeracionais/#:~:text=Os%20conflitos%20intergeracionais%20nada%20mais,X%2C%20Millennials%20ou%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20Z

  1. Relatório Final

Foram realizadas atividades de pesquisa sobre conflitos intergeracionais no mercado de trabalho, por meio de informações em sites oficiais na internet e também por meio de entrevistas com profissionais de RH e com pessoas de gerações mais velhas e mais novas.

Nas entrevistas fizemos duas perguntas:

1- Como foram as suas experiências de trabalhar com uma geração diferente da sua?

2 – Você tem alguma sugestão do que poderia melhorar a relação das suas gerações? Qual?

As respostas foram muito semelhantes. Tanto a geração Z quanto a geração millennial relataram que o principal motivo de conflito está nas divergências de pensamento durante a execução das atividades e na forma de comunicação.

Na segunda pergunta, ambos os grupos destacaram que o diálogo simples e direto é a melhor forma de melhorar o relacionamento entre as gerações, facilitando a compreensão das necessidades de cada uma.

Buscamos também por respostas mais concretas por meio de entrevista com uma profissional do RH, acompanhe a entrevista pelo link abaixo:

 

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:05a4de2a-3d55-45ff-ac3f-15b7b5d4a8a1

 

Conclusão

O desenvolvimento deste projeto nos permitiu compreender com mais profundidade os desafios enfrentados pelas empresas diante dos conflitos intergeracionais. A partir das entrevistas e pesquisas realizadas, ficou evidente que as diferenças de valores, estilos de trabalho e formas de comunicação entre gerações são fontes recorrentes de atritos no ambiente corporativo.

Por outro lado, também ficou claro que essas diferenças não precisam ser obstáculos, mas sim oportunidades de crescimento mútuo. Quando bem conduzidas, as interações entre colaboradores de diferentes idades podem promover inovação, aprendizado e equilíbrio nas equipes.

A principal chave identificada para a superação dos conflitos foi o diálogo aberto, aliado à empatia e à inteligência emocional. A escuta ativa e o respeito às diferentes experiências e perspectivas geracionais são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo, produtivo e harmonioso.

Como recomendação, destacamos a importância de as empresas investirem em ações de sensibilização e capacitação voltadas à diversidade geracional, bem como na promoção de uma cultura organizacional que valorize tanto a experiência quanto a inovação.

Finalizamos o projeto com a certeza de que o conhecimento gerado pode contribuir para a melhoria das relações de trabalho e para a formação de lideranças mais preparadas para lidar com a diversidade humana em todas as suas dimensões.

 

Como parte da finalização do projeto, criamos uma conta no Instagram para compartilhar os principais conceitos, dúvidas recorrentes e trechos das entrevistas realizadas. A página pode ser acessada por meio do seguinte link:

https://www.instagram.com/conflitodegeracoes_?igsh=b3J6dnhzb3A3NHp2

 

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn