Abordar causas de conflitos internos no ambiente de trabalho motivado pela diferença de geração presente.
Link para o material de divulgação produzido pelo grupo:
https://www.instagram.com/conflitodegeracoes_?igsh=b3J6dnhzb3A3NHp2
Link da cartilha:
https://heyzine.com/flip-book/ef7766b706.html
N. | Nome Completo | Matrícula |
1 | Rafaela Magalhães dos Santos | 2418130000002 |
2 | Nicholas Santos Lima | 2518130000007 |
3 | Ronaldo Ramos dos Santos | 2310010000002 |
4 | Julia Alves Morais | 2418130000015 |
5 | Carolaine Fernandes de Andrade | 2410010000057 |
6 | Stefany Eduarda Álvares Vieira | 2410010000082 |
A motivação inicial do projeto se deu pelo fator de estarmos vendo frequentemente um aumento de pedidos de demissões motivados pela falta de adaptação entre as gerações.
Entender a causa do conflito entre gerações e promover formas de resolução e conscientização.
Para alcançarmos tal objetivo iremos fazer pesquisa de campo, reunir dados estatísticos e entrevistar individuos diretamente ligados a causa.
Produção de dados estatísticos transformados em cartilha digital que aborde o cenário atual dos conflitos intergeracionais e meios práticos de solução.
Informe as instituições envolvidas no projeto, seus endereços e contatos, bem como as datas previstas para o início e término das atividades.
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11/04/2025 |
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20/06/2025 |
Organize as atividades do projeto distribuídas ao longo dos meses. Cada mês conta com quatro linhas para detalhar tarefas específicas.
1º Bimestre
Dias | Fev | Mar | Abr |
1 | 21/02 – Aula (Plano de Ensino e Introdução) | 07/03 – Teoria do Conflito | 04/04 – Atividade Externa |
2 | 28/02 – Pitch MASC | 14/03 – Teoria dos Jogos | 11/04 – Preenchimento dos projetos |
3 | 21/03 – Questionário sobre MASC | 25/04 – reunião em grupo | |
4 | 28/03 – Mediação | 26/04 – realizando entrevistas com profissionais de RH e entre as gerações mais velhas e gerações mais novas |
2º Bimestre
Dias | Mai | Jun | Jul |
1 | Início do planejamento | Elaboração de material informativo e conteúdo para redes sociais | Semana de provas |
2 | 20/05 montagem do Instagram para publicar posts e entrevistas sobre o tema de conflitos intergeracionais no mercado de trabalho | Ajustes finais no projeto e apresentação final para o professor no dia 13 junho | Lançamento e revisão das notas |
3 | 23/5 – atividade externa | Submissão final do projeto | Encerramento do semestre |
4 | 30/5 – Entrega do esqueleto do projeto para avaliação | Semana de provas |
Conflitos Intergeracionais – 2017- Marcelo kokke
https://projecaociencia.com.br/index.php/Projecao1/article/view/1771
https://evacard.com.br/blog/conflito-entre-geracoes-trabalho/
https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/1b81ced7-4d51-4580-9ce8-9880ecdd1fff/content
https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20877/13915uw
https://youtu.be/Ki83s3wd-II?si=452KG8Mo0MSSEaI2
Foram realizadas atividades de pesquisa sobre conflitos intergeracionais no mercado de trabalho, por meio de informações em sites oficiais na internet e também por meio de entrevistas com profissionais de RH e com pessoas de gerações mais velhas e mais novas.
Nas entrevistas fizemos duas perguntas:
1- Como foram as suas experiências de trabalhar com uma geração diferente da sua?
2 – Você tem alguma sugestão do que poderia melhorar a relação das suas gerações? Qual?
As respostas foram muito semelhantes. Tanto a geração Z quanto a geração millennial relataram que o principal motivo de conflito está nas divergências de pensamento durante a execução das atividades e na forma de comunicação.
Na segunda pergunta, ambos os grupos destacaram que o diálogo simples e direto é a melhor forma de melhorar o relacionamento entre as gerações, facilitando a compreensão das necessidades de cada uma.
Buscamos também por respostas mais concretas por meio de entrevista com uma profissional do RH, acompanhe a entrevista pelo link abaixo:
https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:05a4de2a-3d55-45ff-ac3f-15b7b5d4a8a1
Conclusão
O desenvolvimento deste projeto nos permitiu compreender com mais profundidade os desafios enfrentados pelas empresas diante dos conflitos intergeracionais. A partir das entrevistas e pesquisas realizadas, ficou evidente que as diferenças de valores, estilos de trabalho e formas de comunicação entre gerações são fontes recorrentes de atritos no ambiente corporativo.
Por outro lado, também ficou claro que essas diferenças não precisam ser obstáculos, mas sim oportunidades de crescimento mútuo. Quando bem conduzidas, as interações entre colaboradores de diferentes idades podem promover inovação, aprendizado e equilíbrio nas equipes.
A principal chave identificada para a superação dos conflitos foi o diálogo aberto, aliado à empatia e à inteligência emocional. A escuta ativa e o respeito às diferentes experiências e perspectivas geracionais são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo, produtivo e harmonioso.
Como recomendação, destacamos a importância de as empresas investirem em ações de sensibilização e capacitação voltadas à diversidade geracional, bem como na promoção de uma cultura organizacional que valorize tanto a experiência quanto a inovação.
Finalizamos o projeto com a certeza de que o conhecimento gerado pode contribuir para a melhoria das relações de trabalho e para a formação de lideranças mais preparadas para lidar com a diversidade humana em todas as suas dimensões.
Como parte da finalização do projeto, criamos uma conta no Instagram para compartilhar os principais conceitos, dúvidas recorrentes e trechos das entrevistas realizadas. A página pode ser acessada por meio do seguinte link:
https://www.instagram.com/conflitodegeracoes_?igsh=b3J6dnhzb3A3NHp2