Crimes contra a honra no meio digital

Autor(es): Carolina Faria de Sousa

Gabrielle Cristina Pereira Turíbio

Leidiane Alves da Silva

Data de Início: 03/03/2023

Data de Fim: 06/07/2023

Coordenador(es): Adalberto Nogueira Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Francielle Vieira Oliveira

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Instituição Parceira/Conveniada: Casa Azul Felipe Augusto

O projeto de extensão teve como objetivo educar crianças sobre os crimes contra a honra que ocorrem no meio digital, fornecendo informações sobre como se proteger e agir de maneira responsável no mundo online. Foram abordados os conceitos de difamação, calúnia e injúria, assim como as consequências desses crimes e formas de se proteger de ataques digitais.

Ao longo do projeto, foi desenvolvido um folder informativo com base em pesquisas jurídicas, contendo orientações importantes para esclarecer e prevenir os crimes contra a honra. O material foi entregue e apresentado na instituição Casa Azul.

Durante a apresentação, foi explicado o conceito de honra e a importância de protegê-la tanto offline quanto online. Foram compartilhados exemplos de casos em que crianças foram vítimas de difamação, calúnia ou injúria por meio das redes sociais e outros canais de comunicação online, enfatizando a gravidade desses crimes.

Foram fornecidas dicas práticas sobre como se proteger no ambiente digital, incluindo cuidados com informações pessoais, evitando a propagação de rumores e mensagens ofensivas. Também foi ressaltada a importância de buscar ajuda e apoio em casos de violação da honra.

A conclusão da apresentação destacou a responsabilidade de cada um em manter um ambiente digital seguro e encorajou as crianças a serem respeitosas e éticas em suas interações online. Houve espaço para perguntas e respostas, permitindo que as crianças esclarecessem suas dúvidas.

O projeto teve como resultado a capacitação das crianças para reconhecerem e evitarem crimes contra a honra no meio digital, ao mesmo tempo em que as incentivou a utilizar a internet de forma responsável e respeitosa. Estima-se que 55 alunos foram beneficiados com o projeto.

Observa-se a importância de projetos que abordem esse tema nas escolas, visando conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de agir com cautela e responsabilidade no ambiente virtual. O projeto contribuiu para a educação e conscientização no combate aos crimes contra a honra no meio digital, um assunto relevante nos dias atuais.

Projeto inicial e relatório final: OS DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A MITIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A HONRA NO MEIO DIGITAL – Projeto inicial

Roteiro de estudo: OS DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A MITIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A HONRA NO MEIO DIGITAL – Roteiro de estudo

Folder: OS DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A MITIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A HONRA NO MEIO DIGITAL – Folder

Fotos da elaboração do folder:

Fotos da apresentação do tema na Casa Azul Felipe Augusto, no dia 09 de junho de 2023: