Robô Ulysses: Como a inteligência artificial está mudando o legislativo federal?

Autor(es): Maria Eduarda Magalhães Duhau

João Victor Mota Araujo

Núbia Targino Gomes Coelho

Davi Anderson de Souza Bidô

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 31/03/2023

Data de Fim: 06/07/2023

Coordenador(es): Adalberto Nogueira Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Francielle Vieira Oliveira

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Instituição Parceira/Conveniada: Câmara dos Deputados

Registros:

O projeto desenvolvido no âmbito da atividade extensionista em Direito Digital teve como objetivo principal apresentar o Robô Ulysses, uma ferramenta baseada em inteligência artificial que desempenha um papel auxiliar no processo legislativo. Foram estudados conceitos essenciais da inteligência artificial, explorando suas capacidades e limitações, ao mesmo tempo em que o grupo também se debruçou sobre a importância da cooperação entre as áreas do direito e da tecnologia.

A apresentação do projeto teve como propósito informar sobre o desenvolvimento e as funcionalidades do Robô Ulysses, cujo propósito é agilizar e fornecer informações precisas para parlamentares, setor administrativo e cidadãos. Foi destacada a parceria estabelecida entre a Coordenação de Pós-Graduação/Cefor e a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Câmara Federal, que resultou na criação do robô.

A justificativa para o projeto baseou-se na necessidade de divulgar e promover o trabalho realizado por meio da integração entre o direito e a tecnologia, visando aprimorar o processo legislativo. Os objetivos foram direcionados para buscar a compreensão dessa integração e levar informações sobre o Robô Ulysses à população, especialmente aos jovens que têm maior exposição ao ambiente digital.

A metodologia empregada consistiu na realização de encontros virtuais para discussão do tema e na produção de folders informativos. Esses materiais foram distribuídos no Centro Educacional 4 de Taguatinga, com o intuito de disseminar as funcionalidades e benefícios do Robô Ulysses.

Os resultados atingidos abrangeram a conscientização dos alunos sobre a importância da inteligência artificial no processo legislativo e a compreensão de como o Robô Ulysses contribui para a agilidade e eficiência na elaboração de leis. Estima-se que cerca de 400 alunos foram beneficiados pelo projeto.

Observou-se uma receptividade positiva por parte dos alunos e do diretor da escola, que reconheceram a importância de ampliar o conhecimento sobre o Robô Ulysses para um maior número de eleitores.

Projeto inicial: Robo Ulysses – projeto inicial

Relatório final: Robô Ulysses- Como a inteligência artificial está mudando o legislativo federal? – Relatório Final

Fotos da reunião com Edmundo Andrade, servidor da Câmara dos Deputados e responsável pelo projeto do robô Ulysses:

Fotos da distribuição do folder no Centro Educacional 4 de Taguatinga: