O projeto teve como objetivo central a promoção de informações relevantes sobre o tema do trabalho escravo, bem como a conscientização e disseminação dessas informações.
Inicialmente, foi realizado o compartilhamento de um vídeo explicativo baseado na cartilha do Ministério do Trabalho em grupos de participantes de vagas de emprego pelo Instagram. Essa postagem tinha como finalidade conscientizar os membros do grupo sobre a gravidade do trabalho escravo e fornecer informações úteis para identificar possíveis situações de exploração.
Em seguida, foi criada uma conta informativa no Instagram (@djalma.neto-direitoshumanos) com o intuito de ampliar a divulgação das informações sobre o trabalho escravo. Essa conta foi utilizada para compartilhar o vídeo explicativo sobre o tema, além de canais de denúncias em casos suspeitos. Também foram adicionados participantes do grupo de vagas de emprego para criar uma rede de disseminação das informações.
O vídeo explicativo abordou de forma clara e objetiva a problemática do trabalho escravo, suas consequências e como identificar situações de exploração. Foi enfatizado que o trabalho escravo é uma violação grave dos direitos humanos e que é necessário unir esforços para combatê-lo. Durante o vídeo, foram discutidos os indicativos de trabalho escravo, como condições degradantes, jornadas exaustivas, restrição de liberdade e dívidas que impossibilitam a saída do trabalhador. Também ressaltou-se a importância da conscientização e da disseminação dessas informações para que mais pessoas se envolvam nessa luta.
Através da postagem do vídeo explicativo no Instagram, espera-se levar informações relevantes sobre o trabalho escravo para um público amplo. A conta @djalma.neto-direitoshumanos alcançou até o presente momento 20 participantes, contribuindo para a conscientização sobre a temática.
Projeto: Trabalho escravo – projeto
Link de acesso ao vídeo: https://www.instagram.com/reel/CtsUXMZIXpW/?igshid=NjFiZTE0ZDQ0ZQ%3D%3D
Relatório final: Relatorio Final – Trabalho escravo