Tecnologia e Segurança: Conscientização sobre crimes cibernéticos na sociedade digital

Autor(es): Guilherme Marques Fernandes

Lucas Gomes Lima

Samuel Tavares Gonçalves

Marco Túlio Pereira de Assis

Data de Início: 17/03/2023

Instituição Parceira/Conveniada: Casa Azul Felipe Augusto

O projeto de extensão teve como propósito abordar a temática dos crimes cibernéticos, visando conscientizar e fornecer conhecimento sobre segurança cibernética. A fundamentação teórica destacou a crescente ameaça do cibercrime e ressaltou a importância da conscientização e compreensão sobre segurança cibernética, além de abordar a legislação brasileira relacionada aos crimes cibernéticos.

A apresentação do projeto evidenciou a frequência dos crimes cibernéticos, a dificuldade em detectá-los e a necessidade de esforços colaborativos para combatê-los. A justificativa baseou-se na relevância da prevenção e conscientização sobre esses crimes, buscando criar impactos positivos na sociedade.

Os objetivos do projeto foram promover o aprendizado sobre crimes cibernéticos e fornecer conhecimento para disseminar boas práticas de segurança cibernética. As metas estabelecidas incluíram alcançar o máximo de pessoas possível, conscientizando alunos e professores por meio da apresentação de uma palestra.

A metodologia adotada consistiu na produção de slides, folder e vídeos explicativos disponibilizados por meio de um link acessado via QR Code.

O projeto foi concluído com sucesso por meio da apresentação de uma palestra no instituto Casa Asul Felipe Augusto, alcançando aproximadamente 60 crianças. Os resultados obtidos foram a conscientização e o entendimento dos participantes sobre os crimes cibernéticos.

Projeto inicial: Tecnologia e Segurança – Conscientização sobre crimes cibernéticos na sociedade digital

Roteiro de apresentação da palestra: Roteiro de apresentação – crimes cibernéticos

Folder:

Palestra apresentada na Casa Azul Felipe Augusto:

Relatório Final: RELATÓRIO FINAL-CRIMES CIBERNÉTICOS