Autor(es): Alessandra Salomão de Souza Alves

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Instituição Parceira/Conveniada: Manobra de Vida

Registros:

O projeto de extensão em Direitos Humanos teve como objetivo investigar como os projetos sociais auxiliam na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Distrito Federal, no Brasil. Foi realizada uma pesquisa de campo por meio de uma entrevista com um dos coordenadores de um projeto social chamado Manobra de Vida, localizado no Cruzeiro-DF.

O projeto social teve início em abril de 2023, por meio de uma emenda parlamentar, e conta com cerca de 100 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 17 anos. O Manobra de Vida oferece atividades como futsal, capoeira e oficinas recreativas e esportivas, além de acompanhamento psicológico. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças, oferecendo uma educação cidadã que aborde direitos e deveres. O projeto social busca dar uma opção além do uso excessivo da tecnologia e apoiar as crianças que muitas vezes são invisibilizadas e necessitam de apoio social.

O grupo da atividade extensionista realizou uma visita ao mencionado projeto social, acompanhando as atividades e entrevistando o responsável. A partir dessa experiência, foi possível entender a relevância dos projetos sociais na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Foi destacado que os projetos sociais oferecem atividades gratuitas que ajudam a resgatar a infância, proporcionando momentos de aprendizado, desenvolvimento e interação em um ambiente seguro e propício.

Após a visita, o grupo elaborou um vídeo com a entrevista realizada com o coordenador do projeto social. Além disso, o grupo fomentou a publicação de uma matéria no jornal InfoCruzeiro, onde também foi disponibilizada a mencionada entrevista.

O projeto de extensão teve como meta a entrevista com um coordenador de projeto social, a divulgação dos resultados e a produção de material informativo para ser utilizado pela instituição e pela comunidade.

Projeto inicial: Projeto inicial – O papel dos projetos sociais na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Entrevista com Alessandro Seco: https://youtu.be/IQykF75_Z8A

Link da nota publicada no InfoCruzeiro:https://jornalinfocruzeiro.com.br/2023/06/06/alunos-do-curso-de-direito-visitam-projeto-manobra-de-vida/

Reunião de trabalho realizada em sala de aula, no dia 03 de maio de 2023:

Foto da visita do grupo ao projeto social Manobra de Vida, no dia 10 de maio de 2023:

Relatório final: Relatório final – A Atuação dos Projetos Sociais na Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes