Cyberbullying: o que é e suas consequências

Autor(es): Elias Miranda Diniz

João Felipe Costa Rocha

Lucas Reis De Medeiros Gomes

Gabriel Messias Deodoro Andrade

Data de Início: 16/03/2023

Instituição Parceira/Conveniada: CEF 04 - Ceilândia Sul

O projeto de extensão “Cyberbullying: o que é e suas consequências” teve como objetivo principal alertar e conscientizar jovens e adolescentes sobre essa forma de violência praticada por meio da internet e outras tecnologias. A crescente incidência desse assédio virtual, especialmente nas redes sociais, tornou imprescindível abordar a questão e promover a educação e a proteção legal para as vítimas.

No Brasil,  a Lei 13.185/2015 já estabelece medidas de combate ao bullying.

É fundamental ressaltar que, embora todos tenham o direito à liberdade de expressão, esse direito não deve ser usado como justificativa para comportamentos abusivos online. A liberdade de expressão não é absoluta e pode ser limitada quando interfere nos direitos e na segurança de outras pessoas.

Os objetivos do projeto foram instruir os adolescentes sobre os procedimentos legais de proteção contra a violência virtual, os diferentes tipos de crimes cibernéticos que podem ocorrer e alertar sobre os danos resultantes do uso imprudente das mídias digitais. Estatísticas revelam que muitos jovens brasileiros já foram vítimas de discriminação ou práticas de cyberbullying, tanto por conhecidos quanto por desconhecidos.

Espera-se que o projeto tenha contribuído para conscientizar os jovens sobre as consequências do cyberbullying, buscando prevenir que essa prática se torne comum em seu cotidiano.

A palestra realizada na escola CEF 04, localizada na Ceilândia Sul, foi uma das atividades do projeto, ministrada de forma didática e dinâmica para facilitar a compreensão dos alunos. Além disso, foram distribuídos panfletos informativos para atingir um número maior de pessoas, inclusive aquelas que não puderam comparecer ao evento.

Roteiro para apresentação de palestra: Roteiro para apresentação
Apresentação projeto de extensão sobre o cyberbullying, que decorreu no dia 17/06/23 (sábado), às  9h, no CEF 04 – Ceilândia Sul:
Folder:

Relatório final: Cyberbullying- O que é e suas consequências – RELATÓRIO FINAL