< Voltar para a pesquisa

Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à pesquisa na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autor(es): Antônio Rodrigues da Silva

Braz Pereira Campos Neto

Fabrício Moreira Ribeiro

Gabriel Christopher Ferreira Rodrigues

Gabriel Valério de Oliveira Simões

Guilherme Ferreira Moura

Guilherme Porto Martins de Mendonça

Gustavo Cesar Martins Ribeiro

Sérgio Rodrigues de Albuquerque

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 08/2024

Data de Fim: 12/2024

Disciplina Extensionista:

Coordenador(es): Roberto Paldês

Professor(es) Articulador(es): Tiago Miranda Marques

Atividade(s) Extensionista(s): Ação de Extensão Social

Instituição Parceira/Conveniada: Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga

Registros:

Fundamentação Teórica:

A Inteligência Artificial (IA) oferece ferramentas poderosas que podem transformar a maneira como o conhecimento é acessado e gerenciado. Na Educação de Jovens e Adultos, onde os alunos frequentemente precisam conciliar estudos com outras responsabilidades, a IA pode facilitar e enriquecer o processo de pesquisa escolar, proporcionando suporte adaptativo e personalizado. 

Em 13 de abril de 2023, o Jornal UFRGS | Jornal da Universidade, (ISSN 2966-4675), publicou a reportagem” ChatGPT impacta rotinas na pesquisa e na educação e levanta questionamentos sobre veracidade e metodologias de avaliação”, de Giordano Benites Tronco. Nela, apresentou o posicionamento do professor de Engenharia Jesué Graciliano da Silva, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), revelando os resultados de sua pesquisa voltada ao entendimento das propriedades e os benefícios no uso do ChatGPT, onde cita que o resultado da sua interação com a inteligência artificial foi a apostila digital “Elevando a aprendizagem com ChatGPT”, obra escrita pelo ChatGPT e organizada por Josué. A publicação traz uma apresentação sobre o funcionamento do ChatGPT, suas potencialidades e limitações, bem como sugestões de utilização em sala de aula. Além disso, ele destaca que “O professor do IFSC não é ingênuo: sabe que o programa tem vieses e precisa de cuidado ao ser manejado no contexto educacional. Por isso, sua sugestão é trabalhar com a pergunta, formulando-a em conjunto com a turma e então discutindo a resposta. Se a resposta vier errada, esse também é um ponto interessante para discussão na classe.”

O Copilot será outra ferramenta trabalhada neste projeto, trata-se de uma ferramenta multifuncional de IA que se integra perfeitamente a várias plataformas e aplicativos da Microsoft. Ele é capaz de realizar uma ampla gama de tarefas automatizadas, desde a criação de resumos de textos até a edição de imagens e ativação de recursos no sistema operacional, utilização do Copilot é um processo simples e intuitivo, foi projetado para ser acessível a usuários de todos os níveis de habilidade.

Apresentação: Este projeto visa abordar um desafio significativo: a vulnerabilidade do idoso a golpes financeiros. Com o avanço tecnológico, tornou-se crucial assegurar que a terceira idade não fique à margem da sociedade digital, especialmente em atividades bancárias, onde o risco de fraude é alto. Pretendemos fornecer ao idoso o conhecimento e as ferramentas necessárias para navegar com segurança no mundo digital, melhorando sua autonomia e segurança financeira. Este enfoque prático está alinhado com a missão de promover a inclusão digital, garantindo que o idoso possa participar plenamente na sociedade contemporânea.

Justificativa:

O desafio de adaptar a educação aos adultos que retornam ao ensino exige soluções inovadoras. A aplicação da IA na educação de jovens e adultos pode facilitar a retomada dos estudos, oferecendo recursos que se ajustam ao ritmo e às necessidades individuais de cada aluno, aumentando assim a eficácia do ensino e a motivação dos estudantes.

Objetivo Geral:

Implementar soluções de Inteligência Artificial para otimizar o processo de pesquisa escolar nos cursos de Educação de Jovens e Adultos, promovendo maior eficiência e personalização do aprendizado.

Objetivos Específicos: 

Apresentar as ferramentas de IA Copilot e ChatGPT como opção de auxílio na coleta e organização de informações relevantes para as atividades de pesquisa dos alunos; Conscientizar os alunos da utilização correta e efetiva das ferramentas de IA para pesquisa escolar.

Metas:

Familiarizar uma (01) turma de alunos da EJA no uso dessas ferramentas até o fim do projeto; Garantir que os alunos da turma concluam uma pequena atividade proposta, utilizando uma das ferramentas apresentadas.

Resultados Esperados:

Alunos da EJA orientados em ferramentas de IA para aprimorar seus métodos de pesquisa e aprendizado; Estudantes esclarecidos sobre as melhores práticas recomendadas e a ética no uso de IA para pesquisas no contexto de ensino e aprendizagem.

Metodologia:

O projeto adotará uma abordagem teórica e prática. Na parte teórica, serão apresentados para os alunos da EJA, de modo breve, os conceitos e as formas de utilização de duas ferramentas de IA e, em seguida, eles serão convidados a aplicarem os conhecimentos adquiridos de modo prático, momento em que os resultados serão observados e registrados.

Cronograma:

Início em 6 de agosto de 2024 e conclusão em 17 de dezembro de 2024.

Considerações Finais:

Este projeto é um passo fundamental para integrar avanços tecnológicos na educação de adultos, ajudando-os a superar barreiras de aprendizagem e a atingir seus objetivos educacionais com o suporte da Inteligência Artificial.

Durante a execução do projeto, observou-se que poucos alunos estavam familiarizados com as ferramentas apresentadas. Como consequência, foi necessário o auxílio dos aplicadores para que eles pudessem acessá-las e começar a utilizá-las. Na etapa prática, por sugestão de uma das discentes presentes, abordou-se o tema “História de Brasília”. Nesse momento, ficou evidente o entusiasmo dos estudantes, especialmente daqueles que não tinham conhecimento prévio sobre inteligência artificial, ao descobrir como essas ferramentas podiam ser úteis não apenas em suas atividades acadêmicas, mas também em suas rotinas diárias.

Ao final das pesquisas propostas, realizou-se uma comparação entre as respostas fornecidas pelo ChatGPT e pelo Copilot. Constatou-se que, por se tratar de um tema conhecido e baseado em fatos históricos, ambas as ferramentas ofereceram respostas semelhantes e satisfatórias.

Diante dos resultados observados, concluiu-se que a maioria dos alunos da EJA submetidos ao experimento tinha pouca familiaridade com o uso de ferramentas de IA. Contudo, com a devida orientação, eles seguiram todas as etapas propostas e concluíram o desafio com sucesso. Essa experiência deixou evidente o potencial das tecnologias de IA como apoio para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal desses estudantes.

Anexos:

  1. Anexo 1 – Projeto completo – Acesse o arquivo
  2. Anexo 2 – Fotos da aplicação da ação – Acesse o arquivo
  3. Anexo 3 – Banner do Evento – Acesse o arquivo
  4. Anexo 4 – Relatório Final – Acesse o arquivo

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn