LINK PARA O PROJETO:
Projeto – Como Ser um mediador escolar
LINK PARA O RELATÓRIO FINAL: além do relatório, o documento contem um anexo com registros fotográficos e com o material produzido pelo grupo.
Relatório Final – Como se tornar um mediador escolar
Observações pertinentes a execução das atividades durante o semestre:
Os alunos desenvolveram materiais (folders, slides e banners) para mostrar ao público alvo que eles próprios podem ser mediadores de conflitos dentro de suas relações sociais. Durante a palestra foi ensinado o uso do rapport, comunicação não violenta e técnicas de negociação.
Aula 1 – Divisão dos grupos; separação dos temas; análise de formas de atuação na comunidade.
Aula 2 – Análise da bibliografia adequada para elaboração de cartilha. A cartilha será distribuída em escolas com a finalidade de orientar a comunidade escolar sobre as formas de prevenção e gestão de conflitos escolares.
Aula 3 – Elaboração de material didático (cartilha) para posterior divulgação na comunidade escolar.
Aula 4 – Acompanhamento pela professora da correções textuais do material elaborado pelos alunos.
Aula 5 – Roda de conversas abordando os temas – o que é conflito?; comunicação não violenta; espiral do conflito; técnicas de rapport; conflitos escolares; mediação escolar.
Aula 6 – Apresentação de propostas para atendimento a comunidade – Cada grupo apresentou sua carta de intenções sobre o que será levado à comunidade escolar.
Aula 7 – Prazo final para entrega do material didático (Cartilha) elaborado por cada grupo.
Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.
Aula 10 – Atividade de campo. Entrevistas com líderes escolares e com conselheiros tutelares para verificar qual a maior demanda da comunidade. Após a entrevista, será traçada uma estratégia específica para o atendimento da comunidade local.
Aula 11 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.
Aula 12 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.
Aula 13 – Gravação de PodCast com conselheira tutelar.
Aula 14 – Gravação de PodCast com psicopedagoga.
Aula 15 – Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.
Aula 16 – Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.
Aula 17 e 18 – Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.
Aula 19 e 20 – Roda de conversa sobre a experiência que os alunos tiveram no atendimento à comunidade.