< Voltar para a pesquisa

Produção de Material / Palestra – Como se tornar um mediador escolar

Autor(es): Érica Valquiria Dantas de Morais

Grazielle Fernandes Pettene

Herica Alves Rodrigues Lemes da Silva

Pedro Henrick Cardoso

Rafael Rezende Linhares Júnior

Tatiana Raquel Derzie Cauhi

Tayra Temes dos Santos Martins

Vinícius Araújo Garcia

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 27.02.2023

Data de Fim: 22.07.2023

Coordenador(es): Adalberto Aleixo

Professor(es) Articulador(es): Gabriela Nunes

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto

Registros:

LINK PARA O PROJETO:

Projeto – Como Ser um mediador escolar

LINK PARA O RELATÓRIO FINAL: além do relatório, o documento contem um anexo com registros fotográficos e com o material produzido pelo grupo.

Relatório Final – Como se tornar um mediador escolar

Observações pertinentes a execução das atividades durante o semestre:

Os alunos desenvolveram materiais (folders, slides e banners) para mostrar ao público alvo que eles próprios podem ser mediadores de conflitos dentro de suas relações sociais. Durante a palestra foi ensinado o uso do rapport, comunicação não violenta e técnicas de negociação.

Aula 1 – Divisão dos grupos; separação dos temas; análise de formas de atuação na comunidade.

Aula 2 – Análise da bibliografia adequada para elaboração de cartilha. A cartilha será distribuída em escolas com a finalidade de orientar a comunidade escolar sobre as formas de prevenção e gestão de conflitos escolares.

Aula 3 – Elaboração de material didático (cartilha) para posterior divulgação na comunidade escolar.

Aula 4 – Acompanhamento pela professora da correções textuais do material elaborado pelos alunos.

Aula 5 – Roda de conversas abordando os temas – o que é conflito?; comunicação não violenta; espiral do conflito; técnicas de rapport; conflitos escolares; mediação escolar.

Aula 6 – Apresentação de propostas para atendimento a comunidade – Cada grupo apresentou sua carta de intenções sobre o que será levado à comunidade escolar.

Aula 7 – Prazo final para entrega do material didático (Cartilha) elaborado por cada grupo.

Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.

Aula 10 – Atividade de campo. Entrevistas com líderes escolares e com conselheiros tutelares para verificar qual a maior demanda da comunidade. Após a entrevista, será traçada uma estratégia específica para o atendimento da comunidade local.

Aula 11 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.

Aula 12 – Avaliação das atividades extensionistas executadas pelos alunos.

Aula 13 – Gravação de PodCast com conselheira tutelar.

Aula 14 – Gravação de PodCast com psicopedagoga.

Aula 15 –  Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.

Aula 16 –  Atividade de campo. Palestras na Casa Azul abordado os temas vinculados à mediação escolar.

Aula 17  e 18 – Aulas 8 e 9 – Semanas de prova.

Aula 19 e 20 – Roda de conversa sobre a experiência que os alunos tiveram no atendimento à comunidade.

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn