O projeto tem como objetivo discutir a relação entre as fake news e a democracia, bem como sua disseminação nas escolas. As fake news são notícias falsas ou distorcidas amplamente divulgadas na internet e nas redes sociais, com o objetivo de manipular a opinião pública e influenciar eleições. A disseminação de fake news pode prejudicar a democracia ao comprometer a credibilidade das informações, gerar polarização e afetar negativamente a sociedade.
Nesse contexto, o projeto visa ampliar o entendimento dos professores e da equipe pedagógica sobre as fake news e seus impactos, para que possam transmitir e aplicar esse conhecimento no ambiente escolar, instruindo assim melhor os alunos. Além disso, busca-se encontrar soluções para evitar a propagação das fake news.
Será aplicado um questionário para medir o conhecimento da população sobre o tema, cujo resultado será apresentado em um evento educativo no Colégio Vitória Régia, com um coffee break. A ideia é contextualizar os educadores sobre os impactos das fake news no ambiente escolar e fornecer-lhes ferramentas para combatê-las. Também será desenvolvido um material de apoio para compartilhamento do conhecimento adquirido com os alunos, por meio de um QR Code.
Em resumo, o projeto visa conscientizar sobre as fake news, seus impactos e consequências, especialmente no ambiente escolar, com o objetivo de combater sua propagação e contribuir para uma sociedade mais informada e consciente.