< Voltar para a pesquisa

Incentivo da literatura na infância

Autor(es): Thayná de Almeida Araujo

Arthur Vinícius Oliveira de Souza

Situação: Aprovado AP

Data de Início: 02/2025

Data de Fim: 07/2025

Coordenador(es): Maria Aparecida de Assunção

Professor(es) Articulador(es): SILVANA MARIA B. DA SILVA COSTA

Atividade(s) Extensionista(s): Projeto, Evento

Instituição Parceira/Conveniada: ESCOLA CLASSE 02

Registros:

APRESENTAÇÃO: O projeto “Incentivo à Literatura Ativa na Infância” foi desenvolvido com o propósito de estimular. O hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, promovendo uma vivência literária dinâmica e significativa entre os alunos da Escola Classe 02. Com foco na formação de leitores críticos e criativos, a iniciativa buscou conscientizar as crianças sobre a importância da leitura como instrumento de imaginação, conhecimento e expressão.

A educação literária na fase infantil é essencial para formar desde cedo uma consciência crítica e atitudes engajadas com a leitura e o conhecimento. Ao ensinar práticas de leitura e incentivo à literatura, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas e emocionais que as acompanham ao longo da vida. Além disso, essa educação promove valores como curiosidade, imaginação e respeito à diversidade, sensibilizando os pequenos para a importância do conhecimento e da reflexão, e formando futuros cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade por meio da leitura. A conexão com os livros, principalmente os físicos e a integração desses temas no currículo escolar ampliam a compreensão e o engajamento das crianças com o mundo literário, formando uma nova geração de leitores críticos e criativos.
Com esse pensamento, foi identificada a necessidade de organizar a biblioteca infantil da escola, transformando-a em um espaço dinâmico e acolhedor.

 

CONTEÚDO:

  1. PROJETO  1. anexo I PROJETO MODELO-4
  2.  APRESENTAÇÃO  2. APRESENTAÇÃO
  3. MANUAL  3. MANUAL
  4.  RELATÓRIO FINAL COM EVIDÊNCIAS  4. RELATÓRIO FINAL

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn