O projeto de Hortoterapia com a Oficina de Materiais Recicláveis foi idealizado para proporcionar aos participantes do Instituto Pipoquinha uma experiência prática com plantio de diversas hortaliças, utilizando a horticultura como meio terapêutico e educativo. O projeto também buscou conscientizar os participantes sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais para minimizar o impacto ambiental.
Durante o evento, foram desenvolvidas as atividades de introdução à horticultura com uma breve explicação sobre os benefícios desta prática para a saúde mental e física, incluindo o manejo do estresse e o desenvolvimento de paciência e responsabilidade. Na preparação do solo as participantes do projeto, senhoras com mais de 50 anos, aprenderam a preparar a terra usando adubos naturais, e receberam orientações sobre como manter o solo saudável. No plantio de hortaliças foram plantadas mudas de alface, salsão, cebolinha, alho-poró, salsinha, tomilho, manjericão e sálvia, além de algumas flores para harmonizar o ambiente totalizando cerca de 50 mudas.
Também foram usados na oficina materiais recicláveis como garrafas pets, canos e pneus usados para recebimento de novas hortaliças; e aproveitamos o momento para renovar aquelas mudas as quais não havia chance de vigar. Também trocamos a terra que já estava em algumas garrafas e assim fizemos uma excelente oficina com as participantes do Instituto.
Uma das bases do Projeto foi a Lei 6.938/81, criada em 31 de agosto de 1981 e nomeada como Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), é referência quando se trata de proteção ambiental. Ela ativa o Art. 225 da Constituição Federal e define: não uso indiscriminado de determinado bem, quando sua utilização colocar em risco o equilíbrio ambiental. Essa legislação reforça a necessidade de promover o equilíbrio ambiental e de envolver a sociedade em iniciativas sustentáveis.
Essa iniciativa do Poder Legislativo foi fundamental para a implementação destas políticas sociais envolvendo a população e mais especificamente as famílias e senhoras assistidas pelo Instituto Pipoquinha. A integração entre políticas sociais e ambientais é essencial para a sustentabilidade e reciclagem de materiais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do Meio Ambiente.
CONTEÚDO: CLICAR ABAIXO